Publicado em: 14/08/2018

Reunião do Condae avalia a renovação paroquial

Ações serão expostas na Assembleia do Povo de Deus

A reunião, na manhã de sábado, no Espaço Cultural Sant’Ana, contou com dezenas de integrantes do Condae A reunião, na manhã de sábado, no Espaço Cultural Sant’Ana, contou com dezenas de integrantes do Condae | Crédito: Assessoria de Comunicação da Diocese de Ponta Grossa

Dezenas de integrantes do Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora (Condae) se reuniram pela segunda vez este ano para refletir sobre a prioridade da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa, a renovação paroquial. “Mais do que uma avaliação, a reunião serve para ver o que está acontecendo, o que está sendo feito e o que ainda é preciso ser feito, no sentido de retomar o que já foi assumido”, resumiu o coordenador diocesano de Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa. Os representantes de diferentes pastorais, associações, movimentos e organismos da Igreja passaram a manhã do último sábado (11) reunidos, na presença do bispo dom Sergio Arthur Braschi.

Padre Joel lembrou que a reunião acontece às vésperas, praticamente, da Assesmbleia do Povo de Deus, marcada para setembro, em Curitiba, momento em que será necessário que cada diocese faça uma avaliação da caminhada e também inicie um novo ciclo. “Procuramos fazer com todos do Condae e com os coordenadores dos movimentos e organismos uma retomada daquilo que é o compromisso da Igreja do Paraná, lembrando que a Diocese assumiu essa grande prioridade, a renovação paroquial: a partir de Jesus Cristo, o anúncio, a transmissão da fé. E temos as cinco urgências que precisam ser levadas em consideração sempre, para que possa saber quais são as balizas que estão ao longo desse caminho evangelizador nesse serviço que queremos prestar a Igreja”, destacou.

Neste sentido, a reunião ajudou. “Deu para todos uma nova motivação e espero que a ação evangelizadora concretamente continue acontecendo”, continuou o coordenador. A Assembleia do Povo de Deus está prograrmada para de 21 a 23 de setembro. Padre Joel, dom Sergio e mais três pessoas deverão representar a Diocese, nas discussões que este ano terão nível estadual e valorizarão o Ano do Laicato e darão ênfase a quinta urgência, a Igreja a serviço da vida plena. “É o grande desafio para a vida da Igreja e da sociedade, tem questões pertinentes a essa urgência, a defesa da vida, de direitos, e tudo o que envolve a vida plena das pessoas e que precisam ser assumidas”, argumentou padre Joel.

Ainda na reunião, o ecônomo da Diocese, padre Mário Dwulatka, lançou uma nova ação de amplificação da vida pastoral da Igreja por intermédio do marketing. “São muitas as ações da Igreja e que não são conhecidas. A população não tem noção de como elas acontecem no dia-a-dia. Este projeto visa justamente tornar público não só nos meios de comunicação católicos, mas comerciais, essas ações, a vida em si da Diocese”, explicou o padre, citando que há mais de dois anos está sendo feito um trabalho jornalístico de divulgação ao que, agora, vão se somar intervenções dentro do marketing católico.

Padre Mário também falou sobre a Casa Diocesana de Evangelização, que fica pronta até o final do ano. Ele agradeceu as pastorais e movimentos que ajudaram na construção e informou que o calendário de uso para 2019 está sendo montado, pedindo que os coordenadores usufruam do espaço. O bispo dom Sergio considerou a reunião um importante momento de comunhão. “Especialmente porque revivemos as cinco urgências que estão entre as diretrizes de todo o Brasil e do Regional Sul 2, retomamos a caminhada enquanto Diocese e partilhamos vários assuntos. A ação de marketing católico é um iniciativa muito bonita, interessante. É preciso divulgar mais o que faz a Igreja, que promove muitas ações que transformam a sociedade e não são divulgadas”, exemplificou o bispo.

Os spots com as mais diferentes informações sobre a Igreja serão veiculados em pequenos flashes, durante a programação da Rádio Sant’Ana, a partir desta semana. “Fique ligado!”, orienta dom Sergio.

| Fieis celebram Mãe da Divina Graça neste sábado | Apostolado da Oração existe há mais de 100 anos | Bispo conta de sua viagem à Amazônia | Encontro vai reunir comunicadores da Diocese |

Publicado em: 14/08/2018

Reunião do Condae avalia a renovação paroquial

Ações serão expostas na Assembleia do Povo de Deus