Publicado em: 00/00/0000

Congresso em Paranaguá

Evento reuniu 69 seminaristas vocacionados em missão

| Crédito: Equipe de comunicação do COMISE

A cidade de Paranaguá sediou, entre os dias 13 e 18 de dezembro, o 2º Congresso Missionário de Seminaristas e 1ª Missão Estadual de Seminaristas, promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Sul 2 juntamente com a diocese de Paranaguá. O encontro teve como tema “Maria, modelo discípulo-missionário de Jesus”, contou com a participação de 69 seminaristas oriundos das diversas dioceses que compõem o Regional Sul 2, e teve como objetivo a formação da dimensão missionária dos seminaristas, bem como o contato com as realidades de evangelização além de suas dioceses.

Anderson Cavalheiro Sampaio e Gian Cunha de Andrade, seminaristas da diocese de Ponta Grossa participaram da atividade que teve a presença de dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, que presidiu a missa de abertura na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, participou de momentos de formação e, também, celebrou a missa de encerramento no Santuário de Nossa Senhora do Rocio. O bispo dom Sergio Arthur Braschi, Diocese de Ponta Grossa, também se fez presente como formador do Congresso. Participaram ainda o padre Alexsander Cordeiro Lopes, assessor do Comise – Regional Sul 2, Odaril José da Rosa, Coordenador do Comire – Regional Sul 2, e Brian Lee Thompson Avila, Seminarista da Filosofia – Arquidiocese de Londrina.

Para o seminarista Gian participar do congresso foi muito importante na sua caminhada. “Além de fazer a união com outras dioceses, com outras realidades que os próprios seminaristas trazem, o Congresso nos trouxe um amadurecimento com a missão”, concluiu.

Por sua vez, o seminarista Anderson, relatou um pouco da experiência vivenciada. “Ao entrarmos nas casas, logo se iniciava uma conversa, surgia a partilha de uma vida muitas vezes dura, cheia de sofrimento, angústia e dor, mas também de alegria, de ação de graças e de esperança. Dos quatro dias de visita, me chamou a atenção uma comunidade pobre, onde até pouco tempo não haviam casas, e as pessoas moravam em barracos. Tive a alegria de sair e ir ao encontro do outro, e assim de forma simples e humilde dar testemunho do Evangelho de Jesus Cristo”, afirmou.

Anderson, 27 anos, é natural de Piraí do Sul e está no segundo ano de Teologia. Gian, 25 anos, em 2018 inicia o 3º ano de Filosofia e é de Ponta Grossa.

| Catequistas avaliam caminhada e planejam 2019 | Diocese assume gestão de monumento em Irati | A dependência química vista sob novo olhar | Femuc terá show da Colo de Deus |

Publicado em: 00/00/0000

Congresso em Paranaguá

Evento reuniu 69 seminaristas vocacionados em missão