Publicado em: 26/10/2018

Congresso reúne catequistas de toda a Diocese

Atração será padre Joãozinho, que fará uma ‘palestra musicada’

Padre Joãozinho tem 25 anos tem vida sacerdotal. Sua voz e sua imagem estão presentes nos mais diversos meios de comunicação Padre Joãozinho tem 25 anos tem vida sacerdotal. Sua voz e sua imagem estão presentes nos mais diversos meios de comunicação | Crédito: MC Produções Eventos

Renovar a missão de educar na fé. É a que estão sendo chamados os 4.800 catequistas da Diocese de Ponta Grossa, neste sábado (27), em Telêmaco Borba. O XIV Congresso Diocesano de Catequistas acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a partir das 13 horas, com a intenção de ser uma grande festa, um momento de celebração e, de quebra, de formação. Para isso, a coordenação da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética trará o padre Joãozinho, que fará uma palestra musicada sobre ‘O Método da Catequese de Jesus’.

A coordenadora de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, conta que o tema da formação foi escolhido em conjunto com a equipe diocesana e parte do Evangelho de Lucas, 24, 13-35, sobre os discípulos de Emaús. “É um texto bíblico que sempre acompanhou os catequistas: os passos que Jesus foi dando com aqueles discípulos e que são os passos que os catequistas são chamados a dar com os catequizandos”, argumentou Flávia, lembrando que Jesus é o grande modelo, e, o método que usou deve ser o mesmo a ser usado hoje.

Para Flávia, o momento será de alegria. “Queremos aproveitar esse dia de celebração da vocação do catequista para estarmos juntos e vivenciarmos a formação. O padre vai cantar, interagir com os participantes e acabar por presidir a Santa Missa. O cume de nossa fé é a Eucaristia, então, encerraremos com a Eucaristia”, adiantou a coordenadora. Na programação consta a acolhida à partir das 12h30: 13 horas, abertura oficial com o bispo dom Sergio Arthur Braschi 14 horas, palestra com o padre Joãozinho e, 16h30, missa. “Formato diferente,  lugar diferente, tudo especial porque os nossos catequistas são especiais, são chamados por Deus”, destacou Flávia.

O congresso deve reunir perto de 1.500 pessoas, de 40 paróquias. Confirmadas as participações de catequistas de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Castro, Irati, Ipiranga, Guamiranga, Tibagi, Ortigueira, Imbaú e Teixeira Soares. Todas as 46  paróquias da Diocese contam com equipes de Catequese.

Padre Joãzinho

João Carlos Almeida, mais conhecido como padre Joãozinho, é catarinense, sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos, que trazem em suas fileiras personalidades da mídia como os padres Zezinho, Léo e Fábio de Mello, seu aluno e continuador do programa que iniciou e manteve por mais de cinco anos na TV Canção Nova: Direção Espiritual. Atualmente, reside em Taubaté (SP) e é professor na Faculdade Dehoniana.

Doutor em Teologia e em Educação, já escreveu 35 livros com temas que vão de espiritualidade a teologia e formação de lideranças. O livro ‘25 Maneiras de Rezar o terço’, Edições Loyola, já vendeu quase 100 mil cópias. Recentemente, inovou escrevendo três livros para empreendedores, publicados pela Editora Canção Nova. Seu livro mais recente tem a marca da irreverência de quem trata assuntos sérios com leveza e com humor: ‘Pronto, Falei!’

Compositor , cantor, arranjador, instrumentista e produtor, padre Joãozinho já produziu mais de 30 CDs, a maioria pelo selo Paulinas. Sua canção mais conhecida é ‘Conheço um coração’. É marcante a presença do padre na Internet. Basta dizer que sua conta certificada no Twitter - @padrejoaozinho - atinge 50 mil seguidores. Suas mensagens diárias (os Minisermões) são lidas e repercutidas por centenas de milhares de pessoas.

Atualmente, é colaborador em diversos programas de televisão. Apresenta diariamente a “Hora da Consagração”, pela Rede Século 21. Participa com muita freqüência da grade de programação da TV Canção Nova.

| Catequistas avaliam caminhada e planejam 2019 | Diocese assume gestão de monumento em Irati | A dependência química vista sob novo olhar | Femuc terá show da Colo de Deus |

Publicado em: 26/10/2018

Congresso reúne catequistas de toda a Diocese

Atração será padre Joãozinho, que fará uma ‘palestra musicada’