Destaques:
Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral
  1. PASTORAL CANTO LITÚRGICO

Dom Sérgio Arthur Braschi

A música é a linguagem que envolve globalmente a pessoa pela emoção e cria um clima próprio para que a Assembléia vivencie a Liturgia como um momento intenso de comunhão com Deus e com os irmãos. Todo canto litúrgico deve ser inspirado na Bíblia, na Tradição da Igreja e no Povo.

A tradição musical da Igreja inteira constitui um tesouro de inestimável valor. Ocupa entre as demais expressões da arte, um valor proeminente, principalmente porque o canto sacro se acomoda às palavras, e faz parte necessária e integrante da liturgia. A música sacra será tanto mais litúrgica, quanto mais estiver ligada à ação litúrgica. (SC 118).

• Histórico

A Pastoral de Canto e Litúrgia da Diocese de Ponta Grossa, nasceu do desejo de repassar às comunidades, novas músicas e novas maneiras de dinamizar as celebrações, tornando-as mais participativas.

A Pastoral de Canto e Liturgia teve inicio no ano de 1987 com o Padre Jaime Sória (O.S.A.) Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Palmeirinha, na época, e da irmã Edites Bet - Colégio Sagrada Família - Coordenadora da Pastoral Catequética da Diocese de Ponta Grossa.

Até o ano de 2005, foram realizados 15 (quinze) cursos de cantos e liturgia.

Atualmente houve uma divisão de tarefas onde o Padre Marcio Milek ficou responsável pela formaçaõ litúrgica da diocese e Rafael Serrato responsável pelo canto pastoral/ música na diocese.

Em 2007  houve a união da dimensão da Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral, assumindo o Pe. Jaime Sória Cabeza - O.S.A.,  a pedido do bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi e do Coordenador da Ação Evangelizadora Pe. Mario Dwulatka.

Foram feitos vários encontros  de formação litúrgica e de canto pastoral a nível diocesano.

Objetivos Específicos

• O canto pastoral deve enfatizar as dimensões evangelizadora, catequética e comunitária da liturgia, aproveitando, ordenadamente, o desenrolar dos acontecimentos litúrgicos e do tempo litúrgico.
  • O canto pastoral, bem como toda a liturgia deve recuperar as dimensões de festa, alegria e esperança.
  • Promover a música sacra como serviço eminente que corresponda à índole do povo que celebra.
  • Estudo e aprofundamento do Diretório Litúrgico Diocesano.

Diretrízes Específicas

• Promover a formação dos agentes do canto pastoral.
  • Assessorar a Diocese de Ponta Grossa no quesito Canto Pastoral.

2.  PASTORAL LITÚRGICA

A liturgia é o culto público, oficial e comunitário da Igreja que une o sacrifício espiritual da vida diária dos fiéis ao Mistério Pascal de Cristo (LG 34) e que intensifica a fraternidade do povo de Deus.

A liturgia como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC 269), é o ápice e a fonte da vida eclesial (SC 279). É um encontro com Deus e com os irmãos. É também a força para o nosso peregrinar, para que se leve a bom termo mediante o compromisso transformador de vida, a realização plena do Reino, segundo o plano de Deus (Puebla 918).

O projeto de comunhão de “Deus Conosco” que chamamos obra da salvação, foi prenunciado pelo próprio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje, a liturgia o celebra, isto é, o rememora e o torna presente na Igreja (Doc. 43 CNBB n.44).

A Pastoral litúrgicatem como meta dar à liturgia sua verdadeira dimensão de ponto culminante e manancial da atividade da Igreja, (SC 10). A liturgia deve ser uma expressão que seja resultado de uma evangelização a serviço da vida e da esperança nas diferentes culturas.

A Pastoral litúrgica busca através da formação e informação, a participação consciente, ativa, e plena dos fiéis no modo de celebrar e de viver a fé.

• Pastoral Litúrgica na Diocese de Ponta Grossa

Criação:

Deslembrada da Pastoral de Canto Pastoral desde 2004 e unida novamente em 2007, tendo como Coordenador Diocesano o Pe. Jaime Sória Cabeza - O.S.A. - Paróquia N. Sra. do Pilar - Ponta Grossa. A Pastoral da Liturgia teve o seu começo em 1987. Devemos salientar que na maioria das Paróquias há a atuação das equipes de liturgia ou de celebrações, fazendo uma caminhada para Pastoral da Liturgia.

Objetivos:

• Animação e formação litúrgica nos setores ou nas paróquias;
  • Assessoramento e preparação das celebrações litúrgicas em âmbito diocesano;
  • Elaboração de roteiros para reflexão da liturgia da palavra, nas celebrações dominicais (publicado pelo Jornal Diocesano “A Boa Nova”).
  • Assessoramento nas construções ou reformas de igrejas ou oratórios (Comissão Diocesana de Liturgia e Arte Sacra).

• Diretório Litúrgico Diocesano

FOI PRODUZIDO O “DIRETÓRIO LITÚRGICO” DA DIOCESE. APROVADO COMO ÓTIMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASTORAL LITÚRGICA DAS COMUNIDADES PAROQUIAIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO COM A COORDENAÇÃO E ASSESSORIA DO PE. MARCIO MILEK MARQUES, QUANDO ESTEVE À FRENTE DA PASTORAL DA LITURGIA DIOCESANA.

Materiais Disponíveis - dowload.

Sites úteis:

Blog da Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral - http://www.cantopastoraleliturgia.blogspot.com/

Homilias Dominicais - http://www.homiliasdominicais.blogspot.com/

Evangelho do Dia e Santo do Dia - http://www.paulinas.org.br/home/home.aspx

Pe. Jaime Sória Cabeza

Paróquia N. Sra. do Pilar

Rua: Jaguapitã, 286 - Palmeirinha - Cx. P.:1559

Fone: (42) 3227-4593 / 3227-1819

E-mail: secretariapilar@terra.com.br / paroquiapilar@terra.com.br

Ponta Grossa - Paraná - CEP: 84.071-010

Copyright © 2008. Diocese Ponta Grossa. Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 1024x768 ou superior. Política de Privacidade.
KMM Engenharia de Sistemas